O Instituo Ambiente Total, atuante desde 1988, tem como objetivo a intervenção de educação ambiental sobre consumo consciente e coleta seletiva nas áreas urbanas, a fim de integrar ações, sensibilizar e mobilizar a população, contribuindo para a melhoria do serviço e diminuição da quantidade de materiais passíveis de reciclagem encaminhado à Central de Tratamento de Resíduos “Palmeiras”.

O Grupo Multidisciplinar de educação ambiental (GMEA) apresenta o Instituto Ambiente Total (IAT), como executor do projeto “intervenção de Educação Ambiental (EA) sobre consumo consciente e coleta seletiva na área Urbana do Município de Piracicaba”.

Tal projeto faz parte de uma campanha educativa sobre coleta seletiva em Piracicaba, proposto pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEDEMA) e o GMA, com objetivo de fomentar o correto gerenciamento de resíduo no munícipio. O Projeto ocorrerá nos 70 bairros urbanos de Piracicaba, contemplando ações de divulgação, informação e ações educativas, durante 24 meses. Também terá como objetivo o cumprimento das metas a curto prazo de educação ambiental do Plano Municipal de Gerenciamento integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS)

O objetivo principal das atividades é a formação dos agentes públicos municipais no tema resíduos, para que possam informar corretamente a população de contato direto desses profissionais.

O projeto visa estimular a reflexão, o aumento de repertório e a sensibilização dos cidadãos, para que através da conscientização, compreensão e conhecimento estes pudessem escolher uma intervenção local mais adequada a sua realidade, tendo assim uma melhoria na qualidade de vida. Tendo como objetivo o caminhamento das atividades propostas, saindo das reuniões com o propósito de revisar os padrões de consumo.

São elaboradas atividades com a comunidade, como projetos de gestão local, capacitação e aperfeiçoamento, e educação e conscientização. Tendo como objetivo preservar e promover a vida, incentivando a cooperação entre os diversos setores da sociedade, na busca do desenvolvimento integral. As atividades possibilitam a troca de experiências e construção de conhecimento entre os participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *