Eco Escolas é um programa que vêm sendo implementado desde 1990 pela Fundação de Educação Ambiental (FEE). O Programa é voltado para educação ambiental e cidadania, destinando-se especialmente às escolas de ensino básico, mas podendo ser aplicado a todos os níveis de ensino. Visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do meio ambiente e a aplicação de conceitos e idéias de educação e gestão ambiental à vida cotidiana da escola. Atualmente existem mais de 30.000 escolas, em 51 países, trabalhando com seis milhões de estudantes, cerca de 400 mil professores em mais de quatro mil municípios. O programa é orientado pelos princípios da Agenda 21, estimulando a criação de parcerias locais, o que contribui para um maior envolvimento e participação em todo o processo de toda a comunidade escolar, empresas, órgãos de comunicação social, ONGs, entre outros.

Eco Escolas incorpora sete elementos que todas as escolas podem adotar como metodologia. Esses elementos foram criados para pontuar o processo, já que a estrutura é flexível para ser adotada por qualquer país e por escolas que se encontrem em qualquer nível de desenvolvimento de atividades de cunho ambiental e que possuam diferentes recursos humanos e financeiros. O envolvimento dos alunos por todo o processo é um fator integrante e essencial. Os estudantes são desafiados a participar dos processos de decisão, tomando consciência da importância do ambiente no dia a dia de sua vida pessoal, familiar e comunitária. A participação de outros membros da escola e da comunidade nos processos de decisão é um passo importante rumo ao diálogo e a cooperação, provendo uma boa base para uma educação para a cidadania. As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade proporcionam a consciência de que simples atitudes individuais podem melhorar o ambiente global.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA ECO ESCOLAS?

A proposta do programa consiste na adoção de uma metodologia de trabalho que permite uma melhora gradual do ambiente da escola e da comunidade. Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma bandeira verde, que certifica a existência naquela escola de uma educação ambiental coerente e de qualidade. Todo o processo é pautado na execução de Sete Passos. O acompanhamento dos sete passos é realizado pela equipe do IAR.

 

Passo 1 – Conselho Eco EscolasO conselho é a força motriz do programa, assegurando a execução dos outros passos. Deve incluir representantes de alunos, professores, pessoal não docente, pais, do município, e de outros setores que a escola entenda serem importantes e que estão envolvidos no processo de tomada de decisão.
Passo 2 – Auditoria AmbientalDeve ser feita a caracterização da situação existente na escola para a identificação das necessidades a serem corrigidas e/ou melhoradas. Só conhecendo a situação de referência (diagnóstico), é possível definir objetivos. Esta avaliação servirá como ponto de partida para o programa.
Passo 3 – Plano de AçãoÉ aprovado um plano de ação pelo conselho Eco Escolas, elaborado com base na auditoria ambiental. O plano de ação deve ser encarado como um guia flexível de implementação de um conjunto de ações articuladas de forma coerente. O planejamento das ações deverá ser a principal estratégia de abordagem dos temas de trabalho.
Passo 4 – Monitoramento e AvaliaçãoO monitoramento é um componente importante no processo de sensibilização ambiental dos alunos. O conselho Eco Escolas deve preocupar-se em discutir a forma como o plano esta sendo executado e é muito importante o envolvimento dos alunos no processo de monitoramento das ações previstas no plano de ação.
Passo 5 – Trabalho CurricularO princípio que serve de base às Eco Escolas é o de que os assuntos ambientais estudados na sala de aula são princípios que visam influenciar a forma de funcionamento da escola. Os trabalhos realizados nas aulas não devem se restringir a uma única turma, toda a escola deve ser estimulada a tomar medidas.
Passo 6 – Informando e envolvendoIndependente do número de turmas que estejam participando do programa é importante o envolvimento de toda a escola com a comunidade local. Esse objetivo pode ser alcançado através da realização de exposições, palestras, concursos, festas e outros eventos especiais, de modo a focar a atenção da comunidade no trabalho desenvolvido.
Passo 7 – Eco-Código: O eco código é uma relação de objetivos traduzidos em ações concretas que todos os membros da escola devem seguir. Cada mandamento deve descrever uma ação concreta a ser cumprida por todos os elementos da comunidade escolar: alunos, professores e funcionários. É fundamental o envolvimento e participação dos alunos na elaboração deste eco código.
A Bandeira Eco EscolasA bandeira é o certificado de qualidade da gestão ambiental da escola. Após a implantação dos Sete Passos Eco Escolas a escola se candidata ao recebimento da bandeira verde Eco Escolas. Uma comissão nacional, formada por convidados externos (representante da secretaria da educação, ONGs, representantes da prefeitura) analisará os registros das atividades desenvolvidas na escola ao longo do ano. Esta bandeira permanecerá na escola por um ano, sendo que ao final do mesmo será realizada uma nova análise por parte do júri estadual.
Um dos aspectos importantes do Programa, em que cada escola passa a pertencer a uma rede internacional, é o estímulo ao estabelecimento de laços entre as Eco Escolas em todo o mundo. Essa integração vem se traduzido na multiplicação de iniciativas onde se partilham experiências e atividades, tais como seminários, reuniões regionais, colóquios, iniciativas de autarquias, encontros entre as Eco Escolas.

 

 Reconhecimento Internacional – Citações ECO ESCOLAS

Exemplos de Algumas Referências de Diferentes Países

 

“No futuro, nossos jovens irão viver com o impacto ambiental de nossas decisões hoje. Então é crucial que nós os encorajemos a fazer a voz deles ser ouvida nas discussões sobre meio ambiente. Eco Escolas é um ótimo caminho para tornar o comprometimento dos alunos em ações práticas e os alunos e professores de North Lanarkshire são uma inspiração fantástica para todos nós.”

 

Mr. Nicol Stephen, Ministro Escocês para Educação e Jovens na Escola Drumpark em Coatbridge, Lanarkshire, Escócia

 

 “O objetivo é promover aos alunos estudantes com capacidades e habilidades a tomar decisões informadas sobre seus estilos de vida, passatempos e relacionamentos com o meio ambiente.”

Ms Hetti Gets, Administradora do programa de educação e conservação da WWF

 

 “O PNUMA trabalhou junto com a Fundação para Educação Ambiental (FEE) e outros parceiros para promover o programa eco escolas como um modelo para a educação ambiental que pode ser adaptado com um programa global. O programa Eco Escolas já é uma história de sucesso na Europa, e pode desempenhar um papel similar na África se esta apostar seus recursos energéticos focando em priorizar para que aconteça… De fato o programa Eco Escolas oferece imensas oportunidades para ligar comunidades a suas escolas. Esta conexão possibilita escolas e comunidades a trabalharem juntas para resolver e prevenir problemas ambientais e também implementar a agenda 21 a nível local. Como um benefício direto as escolas promovem a nova geração de micro projetos como a reciclagem do lixo e compostagem para a escola, jardins e cozinhas familiares como um caminho para aliviar a pobreza, e implementar a nutrição como uma chave para manter o meio ambiente limpo. Juntos, todas as ações locais irão eventualmente migrar em ações globais.”

Mr. Donald Kaniaru, Diretor, Divisão de Implementação de Policiamento Ambiental, PNUMA (Fala de abertura do workshop de Eco Escolas na África do Sul, 11/06/ 2002)

“O principal objetivo do programa Eco Escolas é fundir a educação ambiental no sistema educacional: tanto formal como informal. A novidade do conceito é que confia fortemente na participação dos estudantes nas atividades como no processo de tomada de decisões. Eco Escolas pode ser o instrumento através do qual o valor da participação e democracia é aumentado. Outro positivo aspecto do Eco Escolas é que intenciona a iniciativa com uma rede de autoridades, organizações, famílias e a comunidade em geral.

Eco Escolas é um programa de administração ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável objetivado pelas escolas. O fato é o programa trazer conjuntamente aprendizado, e liderar ações para a escola melhorar o meio ambiente e a comunidade ao entorno. Atualmente, o Eco Escolas propõe a estrutura através do qual as crianças se tornam cidadãos e, portanto adiciona desenvolvimento humano holístico.”

Dr Luis Galea, Ministro Maltês de Educação

(Escritos de abertura para diretores e professores no seminário informativo, 2004)

– Eco Escolas em Malta.

O Instituto Ambiente Total possui um Convênio de Cooperação técnica, financeira e administrativa para a implantação dos Programas da Foundation for Environmental Education – FEE, dos quais o Eco-Escolas faz parte.