PTTS Araras

Ano: 2012

Local: Araras / SP

PTTS – PAC II Macrodrenagem e Esgotamento Sanitário
Projeto Sócio Ambiental Nossas Águas

Geral:

Minimizar os impactos negativos ao cotidiano das comunidades beneficiadas pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (diminuição de espaço de locomoção, fechamento de ruas etc) e maximizar os impactos positivos como as entregas dos novos equipamentos e serviços, oportunizando, criando e implementando espaços de interação, debates, divulgações e informações à sociedade local ressaltando a importância do projeto técnico social.

Específicos:

• Divulgar a toda população a importância do desenvolvimento deste trabalho para a saúde publica e o meio ambiente e esclarecer que os transtornos decorrentes da obra serão passageiros e que os benefícios serão perenes;

• Propiciar mobilização e organização comunitária, expandindo a possibilidade de maior participação em processos decisórios proporcionando buscando melhorias na qualidade de vida;

• Realizar oficinas teórico-práticas referente a assuntos relacionados ao meio ambiente e geração de renda;

• Fomentar a visão socioambiental, mostrando o meio ambiente como um espaço de relações e interações culturais, sociais e naturais;

• Contribuir para a adoção de boas práticas com ênfase a sustentabilidade socioambiental, que contemplem as inter-relações do meio natural com o social;

Utilizar instrumentos de gestão ambiental que possibilitem a continuidade das ações propostas e a perpetuação de boas práticas socioambientais 다운로드.

• Fomentar atividades que levem a população a refletir e se tornar participante dos processos a de avaliação a serem realizados, a fim de aprimorar a intervenção.

A metodologia proposta está baseada na participação social através de instrumentos e técnicas que levem a um processo de reflexão, decisão e ação 다운로드. A construção será realizada levando em consideração a cultura e história locais, e dessa forma apontar novos conceitos que estimulem uma educação voltada para o ambiente e a aplicação de modelos e instrumentos de gestão que visem um desenvolvimento sustentável em todas as práticas sociais.

Detalhamento dos instrumentos e técnicas:

1. Mapa socioambiental:

Com objetivo de sinalizar e divulgar todas as ações realizadas em Araras, assim como de localizar outros “espaços verdes” no município, está previsto o desenvolvimento do Mapa Socioambiental 다운로드. O processo de elaboração do mapa, utilizando a ferramenta do Mapa socioambiental, será realizado pela equipe responsável com a participação direta das escolas municipais e da comunidade. Em parceria com a Administração Pública Municipal será feito um agrupamento por região para compor um grupo de representantes com até 50 pessoas, que serão mobilizadas para participarem da elaboração do Mapa 심슨타일 다운로드. Serão mapeadas áreas verdes, lojas de produtos naturais, empresas com atividades ambientalmente corretas, infraestrutura socioambiental e cultural, entre outros.

Para desenvolver as etapas de elaboração do Mapa, a equipe responsável realizará 10 encontros de 2 horas com o grupo de representantes para sensibilizá-lo, orientá-lo e instrumentalizá-lo à realização do trabalho 아이언맨 헬멧 도면 다운로드. A partir da organização desse grupo, seus membros terão a responsabilidade de visitar e coletar informações dos locais que vão compor o Mapa, priorizando os aspectos relacionados às questões ambientais, sociais e culturais com importância na comunidade. O produto desse trabalho será a elaboração da base cartográfica do Mapa socioambiental.

O próximo passo será selecionar os ícones que têm referência internacional e, se necessário, criar novos ícones 애니콜 pc manager plus 다운로드. Com os registros dos locais e a definição dos ícones o Mapa será confeccionado por especialistas em três versões: impressa, CD-ROM e on-line.

O grupo de representantes das diferentes comunidades serão orientados para distribuir os Mapas nas versões impressa e CD-ROM em diferentes locais: escolas, igrejas, empresas, associações de bairro, ou seja, onde houver possibilidades de apresentação e divulgação dos produtos plex 자막 자동. Serão escolhidos cinco locais da cidade para a instalação de pontos com acesso gratuito à internet para visualização do Mapa Socioambiental.

Após a etapa de distribuição serão realizados mais três encontros com o grupo de representantes para incluir novas informações e locais no Mapa, coletados durante os momentos de apresentação e divulgação.

Também está previsto atividades com possibilidade de geração de renda através de oficinas de capacitação para formação de mapeadores socioambientais 다운로드. O curso envolverá noções básicas de informática e elaboração de mapas.

2. Atividades e oficinas temáticas:

As oficinas terão como principais eixos temáticos: Resíduos, Energias e Água, utilizando as ferramentas propostas (Mapa socioambiental) para facilitar o processo de capacitação.

A meta proposta é capacitar 500 participantes (20 turmas com 25 pessoas cada) em oficinas teórico práticas sobre Resíduos priorizando o tema 3 R´s (reduzir, reutilizar e reciclar);

Promover o Programa “Mapeadores socioambientais”, capacitando 40 jovens através da produção do mapa socioambiental e das atividades identificadas nas ferramentas propostas 다운로드.

Realizar oficinas teórico práticas sobre Planejamento Doméstico, com capacitações, promovendo a organização familiar.

Incentivar o plantio de árvores nativas, frutíferas, ornamentais e de hortas comunitárias, no bairros atingidos no programa promovendo a preservação de mananciais e recomposição de matas ciliares.

Promover treinamento para as comunidades atendidas, incluindo conteúdo teórico e prático; onde os participantes serão capacitados para a aplicação de tecnologias apropriadas na sua casa, no seu bairro e na cidade 다운로드. Esse modelo de treinamento promove a capacitação do integrante, desenvolvendo o espírito de empreendedorismo aliado à possibilidade de geração de renda própria.

Metas das oficinas de capacitação para novos empreendedores socioambientais e geração de renda:

  • Promover a criação de uma oficina integrada de ideias e inovação baseada nos seguintes temas prioritários (Água, Resíduos e Energia);
  • Promover a instalação de recipientes no município com identificação para o processo da coleta seletiva;
  • Promover investimentos na cooperativa de reciclagem do Projeto Recicla Araras, em parceria com toda comunidade no processo de implantação da coleta seletiva, dinâmicas de grupo com os integrantes, técnicas motivacionais a fim de sensibilizá-los da importância da cooperativa e capacitação envolvendo temas de segurança do trabalho com entrega de EPIS, equipamentos de proteção individual e de segurança.
  • Promover investimento em aparelhos de lazer e ginástica para crianças e idosos em 3 locais dos bairros atendidos, visando criar espaço saudável na comunidade e aumentar a qualidade de vida e bem estar dos moradores.

3. Comunicação Social:

Divulgar na imprensa local e regional (falada, escrita e televisiva),através de folders explicativos, materiais audiovisuais e mídias sociais a importância e os benefícios do projeto para o município.

Elaborar e manter atualizado site do projeto com informações das atividades do PTTS para toda a população.

4. Rede de Parceiros:

Mapear as entidades e lideranças da região, bem como os delegados do orçamento participativo.

Apresentar o Projeto para os parceiros e propor ações em conjuntas. conforme objetivos do PTTS.

Convidar por meio do CRAS, PSF´s, Cadastro Único, Escolas, Organizações Comunitárias, Rádio e TV local, toda comunidade e em especial os integrantes dos Programas de Transferência de Renda Municipal para participação das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto​​

Fotos e Vídeos

Veja também

PTTS Mogi Mirim

PTTS Mogi Mirim Descrição Local Parceiros Descrição O Projeto Socioambiental “VERDE ÁGUA” desenvolvido em Mogi Mirim pela SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim S/A e o Instituto de…